Cursos de programação COBOL à distância

Photo by Wes Hicks on Unsplash

O Cobol ainda é (e será por muito tempo) a principal linguagem de programação de sistemas de missão crítica em grandes empresas. A oferta de cursos presenciais ou à distância, no entanto, é significativamente menor do que o que se observa para outras linguagens.

Para este artigo selecionei 2 cursos de programação Cobol que me pareceram bem abrangentes, de acordo com alguns critérios pessoais que eu já havia comentado aqui.

Uma nota importante: este portal não é patrocinado por nenhuma das empresas citadas, nem recebeu nenhum tipo de comissão ou incentivo para indicá-las. Também não estou fazendo nenhum tipo de recomendação. Entre nos links que vou disponibilizar ao longo do texto e faça sua própria avaliação.

Escola de Programadores

A Escola de Programadores oferece diversos cursos na área de TI especificamente voltados para desenvolvimento e manutenção de sistemas.No segmento de mainframes o portfólio dessa escola é bastante abrangente, cobrindo desde programação básica em Cobol até o uso de CICS, JCL e Assembler.

O Cobol é dividido em três módulos: Cobol Básico, Cobol/DB2 e Cobol/VSAM.

O que me chamou a atenção nesses cursos é que eles não se limitam a ensinar a linguagem. Além de cobrir todos os tópicos que considero importantes, eles oferecem acesso a uma plataforma  exclusivamente voltado para aprendizagem e prática, onde o aluno aprende a programar em Cobol e ao mesmo tempo adquire conhecimento sobre quase todos os recursos de um típico ambiente mainframe: TSO, JCL, SPUFI, DCLGEN, IDCAMS etc.

O site contém alguns vídeos explicando como o curso funciona e algumas aulas abertas para que você possa fazer uma avaliação antes de se inscrever.

Os currículos dos instrutores mostram que eles têm muita experiência na área. E como eu sempre digo, programação é artesanato: a gente aprende mais rápido ao lado de gente experiente do que lendo livro.

IVEE

Outro curso que também me pareceu bem completo é o do IVEE, Instituto Virtual de Ensino Estruturado, dividido em três módulos.

No primeiro, que eles chamam de T-REX Cobol, eles ensinam os conceitos básicos de programação Cobol. O aluno utiliza seu próprio computador para fazer os exercícios, segundo o site através do IDE Micro Focus Visual Cobol.

Nos módulos 2 e 3 – T-REX Mainframe 1 e T-REX Mainframe 2 – o aluno começa a cessar o mainframe do próprio curso e passa a programar num ambiente típico, fazendo uso de TSO, JCL, IDCAMS, CICS etc.

O site também disponibiliza vídeos e algumas aulas de demonstração para que você possa conhecer a metodologia dos cursos antes de fazer sua inscrição.

Conclusão

Existem muitas opções para aprender a programar em Cobol na internet. Muitos são gratuitos, e alguns têm preços bem acessíveis, como os dois que mencionei acima. Meu critério para selecioná-los foi não só a cobertura do conteúdo programático mas principalmente a possibilidade de acesso a um ambiente típico de desenvolvimento, sem o qual, na minha opinião, a aprendizagem fica prejudicada.

Se você souber de outro curso que ofereça os mesmos recursos, deixa aí nos comentários que eu dou uma olhada e, conforme for, atualizo esse artigo.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *