IBM disponibiliza curso de COBOL gratuito

Tela de logon para acesso ao laboratório do curso

O aumento na procura por programadores com conhecimento em COBOL fez com que a IBM abrisse uma série de iniciativas não só para apoiar a formação de mão-de-obra na área, mas também para facilitar a alocação de profissionais que já trabalharam com a linguagem mas que se afastaram dela há algum tempo.

Uma dessas iniciativas é o curso COBOL Programming with VSCode, disponível na plataforma Coursera, ministrado por Jeff Bisti, especialista da IBM em plataforma Z.

Estrutura do curso

O curso é formado por aulas teóricas (em vídeo), exercícios de fixação (com perguntas de múltipla escolha) e aulas práticas, executadas num mainframe IBM com Z/OS e a última versão do Enterprise COBOL.

O curso é todo em inglês, mas todos os vídeos possuem uma transcrição, o que pode ajudar o aluno que tem mais facilidade para ler do que para ouvir o idioma.

O conteúdo é dividido para ser estudado em três semanas, mas se o objetivo do aluno for só fazer uma reciclagem dá para fazer em bem menos tempo.

Tela apresentada durante a inscrição, onde se pode escolher entre a versão paga e a versão gratuita

É totalmente gratuito, mas existe a opção de pagar uma taxa de 29 dólares se o aluno quiser fazer exercícios adicionais de graduacão, ao fim de cada semana, para obter um certificado quando terminar o curso.

Conteúdo

O curso é uma introdução à programação COBOL, e ensina desde a estrutura geral de um programa até o uso de funções intrínsecas, um recurso disponível nos compiladores que adotaram as revisões ISO 2002/2014. No caminho, são apresentados tipos de dados, uso de variáveis, operações com arquivos sequenciais, geração de relatórios, expressões condicionais, loops, operações aritméticas e mais.

Eu fiz o curso porque estava curioso para ver como o VSCode funcionaria junto com o Zowe e o IBM Z Open Editor para programar num mainframe sem precisar acessar o TSO e o ISPF/PDF. Gostei muito, e pretendo escrever um artigo sobre esses recursos qualquer dia desses.

Mas voltando ao conteúdo, achei o instrutor muito bom pois ele não deixa as aulas monótonas e não perde tempo com detalhes técnicos que, para quem está começando, poderia mais confundir do que esclarecer.

As aulas práticas são fáceis de executar e focam bastante na correção e alteração de programas, que é o dia a dia de quem trabalha com sistemas legados.

Os exercícios com perguntas de múltipla escolha me pareceram muito curtos. Fiquei com a impressão de que podem não ser suficientes para fixar o conteúdo que acabou de ser apresentado.

Laboratório

Com o IP e a porta que vão te enviar durante o processo de inscrição é perfeitamente possível fazer o curso usando um emulador de terminal 3270 gratuito (como o Mocha), interagindo diretamente com TSO, ISPF/PDF para ter a experiência de um ambiente de desenvolvimento mainframe típico

Mas o curso foi planejado para ser executado no Visual Studio Code (ou VS Code), um (excelente) IDE da Microsoft que você pode instalar no seu próprio equipamento, esteja ele rodando Windows, MacOs ou Linux.

Tela do VS Code interagindo com o mainframe do curso

Junto com as extensões Zowe e IBM Z Open Editor (que você instala a partir do próprio VS Code) é possível fazer tudo o que faríamos se estivéssemos no TSO: editar e compilar programas, criar e modificar datasets, submeter jobs, visualizar as saídas do JES etc.

Funciona muito bem e é rápido.

Conclusão

Um dos maiores entraves para quem quer aprender a trabalhar com mainframes sempre foi a dificuldade em conseguir acesso a um equipamento de verdade.

Existe muito conteúdo pago e gratuito na internet sobre COBOL, por exemplo, mas a falta de laboratórios para botar o conhecimento em prática sempre foi um problema.

Aos poucos, porém, começam a surgir opções que vão ajudar muito no necessário processo de renovação de mão-de-obra nessa plataforma.


6 comentários sobre “IBM disponibiliza curso de COBOL gratuito

  1. Bom dia. É possível continuar, aprofundar o conhecimento de cobol com a ibm uma vez feito o curso de 29 dólares? Desculpe-me pela pergunta atrasada. Desde já obrigada.

    1. Oi Natali. Sim, esse ano a IBM lançou uma nova plataforma chamada ZXPlore, onde você pode não só aprofundar o conhecimento sobre COBOL como também rever outros conceitos e recursos do mainframe. É gratuito.

  2. Já trabalhei com Cobol e gostei muito tenho vontade de voltar para trabalhar com Cobol novamente. Fazer um curso para rever essa linguagem pois me lembro de várias coisas mais tem outras que tenho que rever novamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *