O Portal

Ícone GotoCOBOL

Quando eu comecei a aprender a programar em COBOL, quase quarenta anos atrás, eu tinha duas certezas: (1) todas as empresas estavam usando essa linguagem e (2) ninguém falava nela.

A reserva de mercado estava com os dias contados, a “microinformática” estava invadindo as empresas, surgiam as primeiras revistas especializadas, as editoras lançavam um livro atrás do outro… Mas sobre o COBOL, quase nada.

Quando, por acaso, se falava em COBOL era para dizer que se tratava de uma linguagem “muito antiga” usada em grandes mainframes. E só.

Apesar de toda evolução do que hoje chamamos de TI, essa atitude diante do COBOL não mudou muito. Ele continua sendo a linguagem mais usada em aplicações comerciais, continua presente nas grandes organizações, mas sobre ele se fala muito pouco. Ou quase nada.

Esse portal nasceu, portanto, da necessidade de gerar conteúdo sobre uma linguagem de programação que existe há mais de 60 anos, que viu inúmeras outras virarem febre e caírem no esquecimento, e que está caminhando para uma escassez de mão-de-obra que já preocupa as empresas.