Open Mainframe Project conecta profissionais a empresas que necessitam de programadores Cobol

Photo by Free To Use Sounds on Unsplash

O Open Mainframe Project, uma comunidade originalmente focada no uso de software aberto em plataforma mainframe, abriu recentemente um fórum especial chamado Calling all Cobol Programmers com o objetivo de conectar empresas que necessitam de programadores Cobol a profissionais com experiência nessa linguagem.

Analistas e programadores que desejam trabalhar como voluntários ou que estão disponíveis para contratação podem fazer um post neste fórum, indicando seu nível de experiência e sua disponibilidade. A “chamada” vale para profissionais em busca de emprego, veteranos já aposentados ou estudantes que já terminaram algum curso de Cobol.

Essa iniciativa surgiu após um pico na procura por mão-de-obra qualificada em Cobol tanto por parte de empresas quanto de agências governamentais. No início deste mês, o governador de Nova Jersey, Phil Murphy, avisou numa conferência de imprensa que o Estado necessitava de programadores com esse perfil.

O súbito crescimento na demanda é atribuída à pandemia do COVID-19, que fez com que sistemas legados, muitos da administração pública, tivessem um aumento nas suas cargas de operação, levando consequentemente a um número crescente de manutenções corretivas e evolutivas.

O Open Mainframe Project também disponibiliza tutoriais e treinamentos (infelizmente só em inglês) para quem deseja adquirir ou aumentar seu conhecimento em Cobol.

Como eu já comentei aqui e aqui, o Cobol é uma linguagem que deixou de ser ensinada nas faculdades nos últimos 20 ou 30 anos, apesar de ser ainda intensamente utilizada no mundo todo, principalmente por grandes empresas. Parte significativa da mão-de-obra mudou de área ao longo do tempo ou simplesmente se aposentou.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *