Sobre este tutorial

Neste tutorial apresentamos, passo a passo, como montar um ambiente de desenvolvimento local, em sistema operacional MacOS, para programar em COBOL em seu próprio equipamento.

Este ambiente é 100% baseado em software gratuito.

O que vamos instalar?

Instalaremos a última versão do GnuCOBOL, um compilador que faz parte do projeto Gnu e que vem sendo mantido por uma comunidade de desenvolvedores desde 2002, quando ainda se chamava OpenCOBOL. Ele é compatível com a maior parte das especificações ANS 85, ISO 2002 e ISO 2014, além de incorporar diversas extensões dos compiladores mais conhecidos do mercado, tais como IBM Enterprise COBOL, Micro Focus COBOL, ACU-COBOL e outros.

Em seguida instalaremos o VSCode, uma plataforma de desenvolvimento gratuita, desenvolvida pela Microsoft com recursos Open Source. Em linhas gerais, o VSCode se “adapta” a diversas linguagens e plataformas, inclusive COBOL e mainframes, através de extensões (também gratuitas) que você instala facilmente a partir do próprio VSCode.

Instalaremos também duas extensões: uma para reconhecer a sintaxe do COBOL e outra para customizar as saídas do GnuCOBOL, e assim integrá-lo às telas do VSCode. Com isso será possível criar, editar, compilar e executar programas em um só lugar.

O que você precisa saber para seguir esse tutorial?

Quase todas as atividades para criação e configuração do ambiente são realizadas via web ou através do próprio VSCode. Alguns passos, porém, terão que ser realizados na linha de comando do MacOS.

É importante, portanto, que você esteja familiarizado com a aplicação Terminal do MacOS e que saiba executar comandos em linha.

O que esse tutorial não cobre?

Este tutorial não pretende te ensinar a programar em COBOL. Para isso, existe um outro tutorial nesse portal que você ler clicando aqui.

Também não é nosso objetivo falar sobre os detalhes de funcionamento do VSCode. Você verá alguns procedimentos básicos para editar, compilar e testar programas, mas esse ambiente oferece muitos outros recursos que vale a pena você dominar quando o ambiente estiver pronto. Um ponto de partida interessante é o próprio site do VSCode.

Também existe muito conteúdo na internet sobre essa plataforma. Basta digitar “tutorial vscode” no Google que você encontrará tudo o que precisar.

E se algo der errado?

A criação de um tutorial passo a passo sempre tem alguns desafios. Por mais que a gente registre e revise detalhadamente todos os passos, é sempre possível que alguma coisa tenha escapado, seja porque nossa máquina não estava totalmente “zerada” no início, seja porque no meio do caminho tivemos que ajustar alguma ação e esquecemos de refletir no documento.

Se você seguir o tutorial e perceber que algo não funcionou como previsto, ou ainda se encontrar alguma instrução que não esteja clara, deixe seus comentários na própria página para que eu possa melhorar o conteúdo e deixá-lo cada vez mais útil para a maioria das pessoas.

Um grande abraço e boa jornada!


AnteriorConteúdoPróximo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *